População precisa reforçar medidas de proteção contra a pandemia
Anita Garibaldi, 04/05/2020 – O recente aumento no número de casos de COVID-19 registrados no Brasil tem revelado um certo relaxamento da população em relação às medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus, como o isolamento social, o uso de máscaras e álcool gel, e ainda a necessidade de lavar as mãos com frequência.
O baixo índice de contaminação nos primeiros meses passou a falsa impressão de que a situação estaria controlada e que já seria possível abandonar os cuidados necessários. As últimas semanas, entretanto, mostraram que a luta contra a doença será árdua e precisa ser constante.
Justamente por essa razão é que a BAESA adotou medidas de prevenção desde a segunda quinzena de março. E o resultado é excelente: nenhum caso de COVID-19 foi detectado. Boa parte se deve às ações promovidas. A primeira delas foi reduzir o número de pessoas no local de trabalho, com a orientação para que o maior número de colaboradores passasse a trabalhar em casa (home office).
Simultaneamente, as equipes de Operação e Manutenção da Usina Hidrelétrica Barra Grande também foram reduzidas. Lá dentro, os operadores de turno ficam na Sala de Controle e mantêm o distanciamento recomendado.
Soma-se a essas ações emergenciais, a medição de temperatura quando se chega à Usina e higienização a cada troca de turno. Além disso, máscaras de proteção, luvas e álcool em gel estão disponíveis. Tudo para dar proteção à saúde e bem-estar a todos.
Para a população em geral, os cuidados precisam ser reforçados. Anote aí:
– Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então passe álcool em gel.
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou o braço. Não cubra com as mãos.
– Evite tocar os olhos, o nariz e a boca quando as mãos não estiverem lavadas.
– Mantenha uma distância mínima de 2 metros parar qualquer pessoa.
– Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Evite o contato físico.
– Passe álcool em gel em objetos que você vai tocar, como celular, computador, mesas, cadeiras, brinquedos das crianças…
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
– Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
– Procure ficar em casa. Só saia se for necessário. Se sair, use máscaras.
– Alimente-se bem.