USINA HIDRELÉTRICA BARRA GRANDE
USINA HIDRELÉTRICA BARRA GRANDE
A Usina Hidrelétrica Barra Grande está localizada no rio Pelotas, a cerca de 43 quilômetros da sua confluência com o rio Canoas, entre os municípios de Anita Garibaldi/SC e Pinhal da Serra/RS.
A Usina Hidrelétrica Barra Grande entrou em operação no dia 1º de novembro de 2005, quando a Unidade de Geração 01 passou a operar.
Três meses depois, 1º de fevereiro de 2006, a Unidade de Geração 02 entrou em funcionamento. E em maio de 2006, foi a vez da Unidade de Geração 03 também iniciar a operação.
A Usina Hidrelétrica Barra Grande ostenta três relevantes certificados:
ISO 9001 – Gestão da Qualidade
ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental
ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional


ESTRUTURAS
Barragem
É a estrutura que se destina à obstrução do rio Pelotas e à consequente formação do reservatório. Tem 185 metros de altura e 665 metros de extensão.

Tomada d’água
É a estrutura destinada a captar a água do reservatório e direcioná-la para os Condutos Forçados, que são estruturas com a função de conduzir a água captada até a caixa espiral, a fim de girar o eixo das turbinas e gerar energia.

Casa de Força
É a estrutura que abriga as turbinas, geradores e demais equipamentos e sistemas do complexo de geração de energia. São três Unidades de Geração, cada uma com potência instalada de 230 MW.

Vertedouro
É a estrutura que tem a função de controlar o nível da água do reservatório. Para isso, o Vertedouro conta com seis comportas, cada uma com 15 metros de largura e 20,98 metros de altura. Elas são abertas sempre que é necessário liberar o excesso de água do reservatório. A vazão máxima equivale a 100 vezes a vazão média do rio Pelotas.

RESERVATÓRIO
O reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande abrange uma área com 90 quilômetros quadrados, ocupando parcialmente terras de nove municípios: Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Lages, em Santa Catarina; e Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul.
SEGURANÇA DE BARRAGENS

A Usina Hidrelétrica Barra Grande encontra-se em total conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), que determina o monitoramento e a avaliação das condições das barragens e estruturas civis associadas aos seus empreendimentos, inclusive com acompanhamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A barragem e demais estruturas civis foram construídas dentro das mais modernas técnicas de engenharia e estão em plena condição de operar com segurança, não havendo qualquer anormalidade que comprometa a integridade e a funcionalidade da Usina. Essas estruturas são constantemente monitoradas por mais de 100 instrumentos implantados desde a construção da obra, projetados para identificar qualquer mudança de comportamento.
Outro aspecto importante é que as informações obtidas são permanentemente registradas em relatórios de inspeção e uma equipe de engenharia avalia rotineiramente os dados, emitindo posteriormente relatórios de comportamento. Essas ações permitem que os engenheiros responsáveis tomem decisões de forma preventiva, eficiente e segura.
A integridade dos equipamentos da Usina Hidrelétrica Barra Grande é garantida ainda por um sistema automatizado de supervisão e controle, acompanhado por operadores 24 horas por dia. Esse sistema detecta qualquer anormalidade e sinaliza para que a equipe técnica possa intervir de forma imediata.
POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA
A BAESA atua no segmento de geração de energia estabelece os seguintes princípios na implementação do Sistema de Gestão da UHE Barra Grande:
- Atender às especificações do contrato de concessão, os procedimentos do Sistema Interligado Nacional (SIN), regulamentações do setor elétrico e demais requisitos e obrigações legais aplicáveis.
- Atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente e prevenir a poluição, através dos programas ambientais.
- Prover ambientes saudáveis e condições seguras em todas as atividades, mitigando perigos riscos associados, visando à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes.
- Capacitar e qualificar os colaboradores no desempenho de suas funções.
- Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do seu entorno.
- Promover a participação e consulta dos colaboradores em todos os níveis, para assuntos pertinentes ao sistema de gestão.
- Buscar a melhoria contínua na gestão dos processos de qualidade, de meio ambiente, de saúde e de segurança ocupacional.
Estar alinhado com os interesses econômico-financeiras dos nossos acionistas.
- Agir com transparência aos princípios éticos e promover práticas que contribuam com o desenvolvimento sustentável.
Versão 07 – 13/04/2021

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
As atividades de Operação e Manutenção da Usina Hidrelétrica Barra Grande são realizadas pela BAESA. As ações relacionadas ao Meio Ambiente é responsabilidade da CSC (Central de Serviços Compartilhados).
Para cumprir as tarefas de Operação e Manutenção, a BAESA conta com uma equipe técnica especializada, formada por engenheiros, técnicos em operação e manutenção. As atividades de Meio Ambiente são coordenadas pela equipe da CSC, juntamente com o trabalho de empresas terceirizadas.
