MEIO AMBIENTE

Educação Ambiental 

O projeto de Educação Ambiental visa à conscientização das comunidades para a importância da preservação do meio ambiente. Trata-se de um projeto desenvolvido desde o início da obra, em 2001, com inúmeras ações já concretizadas ao longo desse período. 

Atualmente, duas ações se destacam: a Semana do Meio Ambiente e a Gincana Cultural. A primeira reúne, na Semana do Meio Ambiente, um conjunto de atividades voltadas à questão ambiental nos municípios da região, como palestras, oficinas, plantio de mudas, distribuição de materiais informativos, pedágio ecológico, apresentação de vídeos etc. 

A segunda ação, batizada de Gincana Cultural, é uma iniciativa criada com o objetivo de premiar escolas, professores e estudantes que tiverem o melhor desempenho na utilização do livro “Abelhudo e a Usina Natureza”. Publicado pela BAESA, o livro conta com capítulos que abordam temas ambientais, como água, ar, sustentabilidade, fauna e flora, reciclagem, energia e outros. Os exemplares são distribuídos gratuitamente a alunos do 6º ano das escolas da região. 

A cada ano, duas cidades são escolhidas para promover a Gincana Cultural. No fim do ano, após a utilização do livro, é feita a avaliação dos alunos que mais se destacaram, juntamente com os professores e as respectivas escolas. Os que apresentam melhor desempenho são premiados com bicicletas, smartphones e tablets.

Monitoramento da Fauna (Lontra)

Desde 2014, a BAESA desenvolve o Programa de Monitoramento da Lontra longicaudis, espécie classificada como “quase ameaçada”. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento de lontras na região de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande. 

Qualidade da Água

O projeto de Monitoramento da Qualidade da Água e de Hidrossedimentologia prioriza atividades voltadas a avaliar dados físicos, químicos e bióticos da água do reservatório e também analisar eventuais mudanças no regime de vazões da água e do transporte e deposição de matérias.

Ictiofauna

O projeto de Monitoramento da Ictiofauna prevê a manutenção de estoques de peixes em estações de pisciculturas e armazenamento de amostras de sêmen para reprodução. Desde dezembro de 2014, a BAESA vem fazendo a soltura de alevinos no lago da Usina Hidrelétrica Barra Grande. São espécies como piracanjuba, dourado, curimbatá, piava, mandi-amarelo, suruvi e pintado. O objetivo é fazer o repovoamento do reservatório.

Climatologia

O projeto de Observação das Condições Climatológicas tem por fim captar informações sobre o clima e suas possíveis alterações advindas da formação do lago da Usina Hidrelétrica Barra Grande.

Para obter tais informações, duas estações climatológicas automáticas e telemetrizadas foram instaladas na região (Campo Belo do Sul/SC e Pinhal da Serra/RS). Os equipamentos captam dados sobre a pressão atmosférica, temperatura do ar e do solo, direção e velocidade do vento, umidade relativa do ar, temperatura do solo, radiação solar, evaporação e precipitação.

Gestão do Reservatório

Com a formação do reservatório, a BAESA elaborou o PCAU (Plano de Conservação Ambiental e Usos da Água e do Entorno do Reservatório) para fazer o aproveitamento racional do lago (ver o documento ao lado). A ideia é identificar as melhores alternativas de uso do reservatório e buscar novas oportunidades de negócios.

Uma das iniciativas adotadas para proteger o lago foi o lançamento, em 2012, do Programa de Conservação da APP (Área de Preservação Permanente). Anualmente, a BAESA premia agricultores que desenvolvem as ações mais relevantes em defesa do meio ambiente, como proteção de matas ciliares, nascentes e mananciais de água, recuperação de áreas degradadas, implantação de reserva legal na propriedade e outras. Após avaliação da comissão julgadora, os vencedores recebem prêmios em dinheiro por suas ações em favor da natureza. 

Usina Hidrelétrica Barra Grande

Linha São Jorge, s/n – Zona Rural
Pinhal da Serra/RS  95390-000
Fone: (49) 3543-5500

Escritório de Florianópolis

Rua Lauro Linhares, Nº 2010
Ed. Comercial São Francisco  
Trindade – Bloco B Sala 101
Florianópolis/SC  88036-002
Fone: (48) 3331.0000

Centro de Atendimento à População

Rua Elgida Barbosa Ramos, 77
Anita Garibaldi/SC 88590-000
Fone: (49) 3543.0577 – (49) 99175-8721

© Copyright 2021 Energética Barra Grande S.A. 

Desenvolvimento Masterpress

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com