PROJETOS SOCIAIS

Empresa Cidadã

O apoio a projetos sociais é mais uma comprovação do interesse da BAESA em valorizar as boas iniciativas e participar ativamente do cotidiano dos municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande.

 

São projetos que proporcionam benefícios à comunidade, e cuja participação da empresa evidencia sua política de responsabilidade social e seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento da região.

 

Na Cartilha “Apoio a Ações e Projetos Sociais” (ver documento ao lado), você poderá conhecer um pouco mais sobre a atuação social da BAESA. E para solicitar apoio a algum projeto, você deverá cadastrá-lo no Sistema de Gestão de Projetos Sociais. Clique no item “Preencha o Formulário aqui” e cadastre seu projeto.

Conheça Alguns projetos

Concurso Cultural

Anualmente, a BAESA premia estudantes do 6º ano de dois municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Barra Grande. É o Concurso Cultural, que seleciona os melhores trabalhos realizados com base no livro “Abelhudo e a Usina Natureza”, publicado pela BAESA e distribuído gratuitamente aos alunos com o objetivo de disseminar lições relevantes de educação ambiental e sustentabilidade.

PVE 

Em parceria com o Instituto Votorantim, a BAESA desenvolve o programa PVE (Parceria pela Valorização da Educação) na cidade de Campo Belo do Sul/SC. Trata-se de uma iniciativa voltada para a melhoria da educação pública por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. Durante todo o ano letivo são realizadas diversas atividades pedagógicas com o objetivo de valorizar o ensino, a prática da leitura e a integração social.

Aproveitamento do Pinhão 

Na área de agregação de renda, um dos projetos bem relevantes é o “Fortalecimento dos grupos nas atividades extrativistas e de aproveitamento do pinhão”, desenvolvido por 12 famílias da comunidade Capela Fátima, no município de Vacaria/RS. O objetivo é aprimorar o processamento e a comercialização do pinhão como estratégia de conservação das araucárias e agregação de renda para as famílias.

Mais Uva

Também na área de agregação de renda, outro destaque é o projeto “Mais Uva”, desenvolvido com produtores rurais do município de Anita Garibaldi/SC com o objetivo de tornar o plantio de uva uma nova atividade econômica para geração de renda às famílias participantes. Ao todo, o projeto ocupa 3,62 hectares de videira.

Diretrizes

° Tratamento digno e respeitoso com as pessoas.
° Atuação ética e transparente.
° Consonância com a legislação vigente.
° Sustentabilidade nos projetos implantados.
° Sinergia com as políticas públicas e com os interesses da comunidade.
° Fomento ao protagonismo social, à co-responsabilidade e ao trabalho em rede.
° Estímulo à parcerias e articulações estratégicas.
° Contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Ações Estratégicas

° Investimentos em Projetos Sociais: apoio a iniciativas que promovam a inclusão social, melhoria na qualidade de vida e agregação de renda das comunidades da região de abrangência da Usina, por meio do investimento com acompanhamento da implantação e monitoramento dos resultados.

° Comunicação: divulgar as ações para os stakeholders visando à melhoria constante da imagem corporativa e compartilhar iniciativas que motivem a comunidade, os órgãos públicos e as instituições sociais a multiplicar os projetos em prol do desenvolvimento regional sustentável.

° Fortalecimento de Redes e Organizações Sociais: apoio à interação entre as instituições sociais, públicas e privadas, para a formação de parcerias, troca de experiências e produção de conhecimento.

Linhas de Atuação

Agregação de Renda

Projetos que contribuam para a melhoria dos indicadores de qualidade de vida, promovam o desenvolvimento regional sustentável, insiram famílias na rede de suprimento e comercialização de produtos e serviços, incentivem o associativismo e o cooperativismo, e fortaleçam a inclusão social.

 

Crianças e Jovens

Projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e que sejam educativos, propiciem modo de vida saudável, afastando crianças e adolescentes de situações de risco, incentivem a preservação do meio ambiente, favoreçam a inclusão social e proporcionem aprendizagem.

 

Cultura

Projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet – Art. 18 (100% de isenção fiscal). Devem promover a democratização da cultura com métodos didáticos/educacionais, valorizar a cultura local/regional e oferecer participação gratuita para as comunidades.

 

Meio Ambiente

Projetos que implantem práticas de conservação do meio ambiente, promovam a conscientização para a preservação ambiental e estejam em conformidade com a legislação vigente.

Cadastre seu Projeto

Para que a BAESA possa conhecer e avaliar seu projeto, é necessário que você faça o cadastramento. Por isso, preencha o formulário a seguir.

Capacitação para Elaboração de Projetos Sociais

A BAESA oferece gratuitamente a Capacitação para Elaboração de Projetos Sociais. O objetivo é orientar representantes de instituições que atuam na Região Lagos a elaborar projetos visando à obtenção de recursos.

Seja Parceiro

Uma empresa somente é sólida e desenvolvida quando a comunidade ao seu redor também se fortalece e se desenvolve. O comprometimento entre a organização e a sociedade com a qual se relaciona é a mais perfeita definição de responsabilidade social. É por isso que a BAESA orgulha-se de sua responsabilidade social, pois seu comprometimento com a região de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande é bem mais amplo do que gerar energia.

Nosso interesse é contribuir de modo permanente para o desenvolvimento socioeconômico e para a melhoria da qualidade de vida da população. E essa contribuição tem sido concretizada por meio de programas geridos por uma equipe multidisciplinar da BAESA, que monitora os seus resultados. São projetos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, meio ambiente, geração de renda e segurança.

Nosso compromisso é o de participar e motivar outras empresas a também fazer parte dessa grande corrente. Queremos construir uma região mais desenvolvida e mais sustentável, promovendo uma transformação social que seja modelo para todo o Brasil.

Para superar esse desafio, nós contamos com seu apoio. Venha conhecer nossos projetos.

Seja nosso parceiro!

Usina Hidrelétrica Barra Grande

Linha São Jorge, s/n – Zona Rural
Pinhal da Serra/RS  95390-000
Fone: (49) 3543-5500

Escritório de Florianópolis

Rua Lauro Linhares, Nº 2010
Ed. Comercial São Francisco  
Trindade – Bloco B Sala 101
Florianópolis/SC  88036-002
Fone: (48) 3331.0000

Centro de Atendimento à População

Rua Elgida Barbosa Ramos, 77
Anita Garibaldi/SC 88590-000
Fone: (49) 3543.0577 – (49) 99175-8721

© Copyright 2021 Energética Barra Grande S.A. 

Desenvolvimento Masterpress

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com