Projeto ambiental apoiado pela BAESA vira tema de artigo científico

Vacaria, 22/07/2021 – Os bons resultados alcançados com o projeto “A educação ambiental como ferramenta para implantação de sistema biológico de tratamento de esgoto”, sugerido pelos Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs) e apoiado pela BAESA, viraram tema de artigo científico publicado na Revista Viver IFRS (foto), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
Elaborado pelos professores do IFRS, Thalita Gabriella Zimmermann e Vanderlei Nestor Koefender, e também pela estudante do curso de Agronomia, Simone Piton Lancin, o artigo “Implantação de sistema biológico de tratamento de efluentes como ferramenta para a educação ambiental em escolas” destaca a implantação do projeto na Escola Municipal João Becker da Silva, na zona rural do município de Vacaria/RS.
Com a participação dos alunos e professores da escola, o projeto inseriu uma planta (aguapé ) com a função de filtrar o efluente proveniente de uma fossa. E para comprovar o efeito do tratamento, os estudantes montaram um jardim filtrante com cinco espécies vegetais, mostrando, na prática, a importância da vegetação nas margens de córregos e rios para a preservação dos recursos hídricos. O artigo pode ser acessado no link https://periodicos.ifrs.edu.br/…/article/view/4673/2905