CCC da Baesa se reúne para debater assuntos importantes
Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, foi realizada reunião do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) nos municípios de Cerro Negro/SC e Esmeralda/RS. O encontro teve a participação de 46 pessoas representando os nove municípios da área de abrangência da Baesa.
Os seguintes assuntos foram abordados na reunião:
Divulgação da 13° edição do Programa Conservação da Área de Preservação Permanente – APP
O programa tem como objetivo promover a conservação ambiental utilizando a restauração de processos ecológicos em áreas particulares. A proposta é norteada na maximização das ações desenvolvidas durante a vigência do programa, visando estimular o protagonismo socioambiental nos municípios, direcionado à preservação dos recursos hídricos e a conservação da flora e da fauna.
Experimento de piscicultura Jundiá
Desenvolvido no município de Pinhal da Serra – RS, visa contribuir na conversão da piscicultura de subsistência em um sistema produtivo com a adoção da tecnologia preconizada para a atividade e orientada para a comercialização, promovendo e inserindo o produtor rural em mais um sistema que lhe ofereça alternativa de renda, o público foi atualizado sobre o desenvolvimento do Experimento.
Programa de Educação Ambiental Abelhudo e as Aves do Sul
Na ocasião foi apresentado o regulamento do Programa Abelhudo e a Trilha da Sustentabilidade que visa premiar estudantes nos conteúdos desenvolvidos no Livro Abelhudo e as Aves do Sul, elaborado pelo Conselho Comunitário Consultivo (CCC) da BAESA. O programa aqui proposto faz parte das atividades complementares da utilização do livro Abelhudo e as Aves do Sul, que será aplicado durante o ano letivo de 2024, nas Escolas pertencentes do município de Capão Alto – SC.
Orientações Projetos Sociais: execução 2024 e apresentação de novas propostas
Para participação dos CCCs, foram convidadas todas as instituições parceiras da BAESA, uma vez que se considera a importância do fortalecimento do capital social das comunidades através da interação com o conselho, para compreensão das necessidades e expectativas. Aos participantes foram repassadas informações acerca da apresentação de novos projetos para análise no ano de 2024, como o cronograma de captação e análise dos projetos, orientações para elaboração de projetos e orientações para execução dos projetos aprovados em 2023. Para a execução e gestão dos projetos, os proponentes foram orientados a compartilhar mensalmente informações por meio do envio do infográfico, acompanhamento da evolução dos indicadores dos projetos, atividades destaques e imagens das ações.
Balanço dos projetos sociais 2023
Na primeira reunião do ano, é apresentado o balanço social do ano anterior, sendo na oportunidade divulgado os resultados de 2023, onde a BAESA investiu o total de R$ 165.832,26 na aprovação de 07 projetos sociais, que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas onde serão executados. Com verba corporativa, os projetos sociais estimam contemplar 97.163 pessoas em suas ações, durante o ano de 2024. Destacam-se a importância das parcerias entre BAESA, proponentes e outros parceiros que investiram na região o montante de R$ 734.343,76 onde 22,5% do total refere-se ao investimento realizado pela BAESA, ou seja, 77,5% do recurso investido é oriundo de contrapartidas e parcerias.