P&D
OPORTUNIDADE
A BAESA oferece ótima oportunidade para pesquisadores interessados em desenvolver estudos em áreas relacionadas com usinas hidrelétricas, meio ambiente, geração de energia e eficiência energética, através do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento.
Podem participar do programa instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de P&D (cuja participação é limitada àquelas nacionais, reconhecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e/ou credenciadas pelo Ministério da Educação), empresas de consultoria e fabricantes de equipamentos para o setor elétrico.
Para participar, os pesquisadores deverão obter informações pelo e-mail marcus.santana@cscenergia.com.br
LEGISLAÇÃO
Conforme a Lei 9.991/00, as concessionárias de geração de energia elétrica devem 1% da sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos para o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor Elétrico.
A Lei 10.848/04 determina que os investimentos sejam realizados da seguinte forma:
- 40% para a execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento de acordo com os regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
- 40% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
- 20% para o Ministério de Minas e Energia (MME).
A Resolução Normativa nº 316/08 aprova o Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor de Energia Elétrica versão 2008, contendo as diretrizes e procedimentos operacionais para a realização dos projetos.
PROJETOS
PROJETO 1
Título: “APM MULTIMODELOS PARA UHE ́S”
Código ANEEL: P&D 00642-2810/2021
Entidades Executoras: RADIX ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Empresas Participantes: BAESA E ENERCAN
Resumo:
O projeto visa construir uma aplicação de APM – Asset Performance Management – que viabiliza a geração de alertas para ações de manutenção preditiva em ativos de UHEs. A solução permite utilizar múltiplas técnicas e modelos de predição de falhas e anomalias com a utilização de dados de diferentes fontes simultaneamente. O escopo do projeto concentra a implantação da plataforma e o desenvolvimento do orquestrador que otimiza o uso de múltiplos modelos, bem como testes e desenvolvimento de modelos preditivos por diferentes técnicas.
PROJETO 2
Título: “INVESTIGAÇÃO E METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONCENTRAÇÃO DE OZÔNIO EM HIDROGRERADORES COMO FERRAMENTA DE MANUTENÇÃO PREDITIVA”
Código ANEEL: P&D 00642-2905/2019
Entidades Executoras: UFPA, FADESP, EUROVOLT ENERGY e CPFL GERAÇÃO Empresas Participantes: BAESA
Resumo:
O objetivo principal do projeto é: Validar a medição de concentração de ozônio dentro de máquinas rotativas como ferramenta útil para a manutenção preventiva/preditiva e compará-la com um método já bem estabelecido mundialmente para avaliação da condição do isolamento (descargas parciais).
A originalidade deste projeto está no estabelecimento de uma metodologia para o uso de medições de ozônio como ferramenta de manutenção preditiva em hidrogeradores, além da investigação científica de sua relação com a degradação do material isolante através do acompanhamento de diferentes variáveis ao longo do tempo e de testes em laboratório.
PROJETO 3
Título: “SISTEMA DE MONITORAMENTO SÍSMICO DE ALTA RESOLUÇÃO DE BARRAGENS”
Código ANEEL: PD-03936-2022
Entidades Executoras: UTFPR e CPFL GERAÇÃO Empresas Participantes: BAESA, CERAN e ENERCAN
Resumo:
O projeto tem como objetivo desenvolver e implementar um sistema de sensoriamento acústico distribuído para o monitoramento sísmico em tempo real de barragens, promovendo a transformação digital e o aumento da segurança operacional. As grandezas medidas pelo sistema são: intensidade, velocidade e frequência da onda sísmica. O sistema pode fornecer informações sobre a distribuição de densidade do maciço (corpo da barragem), em dimensões da ordem de unidades de metro, o que deve viabilizar a detecção precoce, localização e dimensionamento de defeitos e degradações como, por exemplo, infiltrações, falhas estruturais, descontinuidades, assentamentos entre outros.
PROJETO 4
Título: “DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA NACIONAL DE RECARGA RÁPIDA DE BICICLETAS E VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA APLICAÇÕES V2G (VEHICLE TO GRID) ”
Código ANEEL: PD-06961-0010/2019
Entidades Executoras: UFMS, LACTEC, NEXSOLAR e NASTEK Empresas Participantes: BAESA
Resumo:
A utilização de veículos elétricos (VEs) vem se tornando uma alternativa cada vez mais viável e competitiva devido ao aumento na autonomia e à diminuição no preço; além de apresentar a vantagem de permitir a redução das emissões de gases poluentes em relação aos veículos tradicionais de motor a combustão interna.
O objetivo geral do projeto pode ser resumido nos seguintes itens:
• Desenvolver um sistema recarga rápida nacional aplicado a bicicletas e veículos elétricos para aplicações V2G (Vehicle to Grid)
• Desenvolver uma bicicleta elétrica nacional para aplicação V2G ou para um novo conceito chamado “B2G (Bike to Grid)”
• Implementação de uma eletrovia conectando pequenos municípios com dois grandes cen-tros urbanos (Campo Grande – MS e Goiânia – GO) com a doação de 16 eletropostos V2G em 16 municípios
PROJETO 5
Título: “DESENVOLVIMENT DE BIOTECNOLOGIA PARA A RECUPRAÇÃO POPULACIONAL DE ESPÉCIE NATIVAA DE PEIXE EM RESERVATÓRIO DE UHE- CASE PIRACANJUBA (BRYCON ORBIGNYANUNS) ”
Código ANEEL: PD-03936-1410/2021
Entidades Executoras: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Empresas Participantes: BAESA
Resumo:
O projeto tem como objetivo experimental principal aumentar a variabilidade gênica da população local repovoada a partir da seleção de machos de Piracanjuba doadores de espermatogônias-tronco para padronização da biotécnica de transplante singênico, para que os receptores atuem como dissipadores gênicos nos processos de repovoamento.
Os principais objetivos de interação sócio/ambiental serão:
• Desenvolver e validar junto com a comunidade/escolas sistemas de Aquaponia
• (Horta associada ao cultivo de juvenis de piracanjubas – sistema auto sustentável) como ferramenta para a difusão dos conhecimentos sobre a conservação desses animais.
• Estimular a produção de piracanjubas pela comunidade, a fim de proporcionar, de forma ordenada, a produção de animais com maior variabilidade genética (ensaio,simulação).
• Soltura de juvenis e aferição genética na recaptura de adultos.
PROJETO 6
“BIM – BUILDING INFORMATION MODELING APLICADO À SEGURANÇA DE BARRAGENS”
Código ANEEL: P&D 00642-0123/2023
Entidades Executoras: CÔRTES ASSESSORIA E CONSULTORIA, CPFL GERAÇÃO DE ENERGIA S.A., ICPTECH INOVAÇÃO, CONSULTORIA, PROJETOS E TECNOLOGIAS LTDA. e SIMWORX PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR LTDA.
Empresas Participantes: ENERCAN, BAESA e CERAN.
Resumo:
O objetivo desse projeto é desenvolver modelo digital para barragens utilizando o conceito BIM e agregar ao modelo simulação hidráulica utilizando ferramentas de CFD e escoamento bidimensional.
A concepção deste projeto foi motivada pela necessidade das empresas responsáveis por barragens de agilizar e aprofundar o conhecimento do estado de segurança dessas estruturas do ponto de vista da sua operação hidráulica, o que o presente trabalho pretende realizar ao passo que reduz custos operativos e de treinamento de pessoal.
Como produtos deste projeto de P&D são esperados:
• Modelos digitais das usinas Barra Grande, Foz do Chapecó, 14 de Julho, Castro Alves e Monte Claro, contendo terrenos, sistemas mecânicos, hidráulicos e elétricos, que poderão ser utilizados para diversos fins de projeto, operação e manutenção.
• Implantação do sistema de monitoramento de deslocamentos para barragem e vertedouro da Usina Barra Grande através de RTS (Robotic Total Station) com visualização integrada ao modelo digital da barragem (gêmeo digital)
• Desenvolvimento de processos e sua utilização nas ferramentas e modelos desenvolvidos dos procedimentos de gestão da informação e de projetos de engenharia conforme normas ISO19.650 “Organização e digitalização de informações sobre edifícios e obras de engenharia civil, incluindo modelagem de informações de construção (BIM) — Gerenciamento de informações usando modelagem de informações de construção”