Home Perguntas Freqüentes

 ESTRUTURAS

Túneis de Desvio foram escavados em rocha 

Ensecadeira garantiu o desvio do rio

São 3 túneis forçados de 405 metros, em média 

Barragem tem 185 metros de altura

Energia é gerada na Casa de Força

Vertedouro controla o nível da água do reservatório



Túneis de Desvio

A primeira estrutura da obra a ser construída foram os túneis de desvio, cujo objetivo era redirecionar as águas do rio, possibilitando a construção da barragem principal. Eles foram totalmente escavados em rocha.

Os túneis de desvio permaneceram abertos até a conclusão das outras estruturas e a liberação da área do futuro reservatório. Com a emissão da Licença de Operação eles foram fechados, dando início ao enchimento do lago.

Para a construção da usina Hidrelétrica Barra Grande, foram escavados dois túneis de desvio, um com 864 metros de extensão e outro com 935 metros de extensão. Ambos têm 17 metros de altura e estão localizados na margem direita do rio Pelotas, no lado catarinense.

Ensecadeiras

As ensecadeiras de montante e de jusante foram estruturas construídas em enrocamento (blocos de rocha), com vedação em aterro de solo. A ensecadeira de montante, em conjunto com a de jusante (incoporada à barragem principal) e os túneis de desvio formavam o conjunto de estruturas necessárias para o desvio do rio de seu leito natural e manter seca a área onde será erguida a barragem principal.

Na Usina Hidrelétrica Barra Grande, as duas ensecadeiras têm cerca de 70 metros de altura e distantes aproximadamente 680 metros uma da outra.

Túneis Forçados e Tomada D'água

Os túneis forçados ou condutos forçados foram escavados na rocha e têm a função de conduzir a água até a caixa espiral, a fim de girar o eixo das turbinas e a Tomada d'água é a estrutura destinada a captar e direcionar a água para os túneis forçados.

Para fazer a escavação subterrânea dos túneis forçados foi utilizado um equipamentos especial, chamado Raise Boring. A perfuração consiste na execução de um furo piloto com 30 centímetros de diâmetro, de cima para baixo. Após esta etapa, acopla-se uma coroa diamantada com 2,40 metros de diâmetro, e posteriormente é feito o alargamento até o diâmetro final.

Na Usina Hidrelétrica Barra Grande são três os túneis forçados, cada um composto de dois trechos: um vertical com 98 metros, e um outro levemente inclinado com aproximadamente 310 metros.

Cada um dos túneis forçados possui 6,20 metros de diâmetro interno no trecho revestido de concreto, e 5,50 metros de diâmetro no trecho blindado. A água do reservatório percorre os túneis até atingir as turbinas, quando é gerada a energia do empreendimento.

Após a passagem pela turbina, a água volta ao leito normal do rio Pelotas.

Barragem

A barragem principal também foi construída em encoramento, com a face montante revestida por uma lage de concreto armado.

Trata-se de um a estrutura definitiva que se destina à obstrução do rio e à formação do reservatório.

A formação do corpo da barragem principal consistiu na execução de enrocamento lançado e compactado. Na face montante foi executado o concreto extrudado, cujo objetivo foi de regularizar a face da barragem e confinar a transição.

A barragem principal da Usina Hidrelétrica Barra Grande reúne características bem interessantes. Possui 185 metros de altura, número que a torna a segunda mais alta do Brasil. Sua base terá aproximadamente 500 metros de largura, e o topo terá 11 metros de largura. O comprimento de sua crista - extensão no alto da barragem que liga uma margem a outra - tem 665 metros.

Casa de Força

A Casa de força é a estrutura que abriga as turbinas, geradores e demais equipamentos e sistemas do complexo de geração de energia. O seu funcionamento significa a transformação da energia hidráulica / mecânica em energia elétrica, através da movimentação dos rotores das turbinas, cujos eixos estão acoplados aos geradores.

É na Casa de Força que toda a energia da Usina Hidrelétrica Barra Grande está sendo gerada. São 3 unidades de geração que terão uma potência instalada de 236 megawatts cada, totalizando uma potência máxima instalada de 708 megawatts.

Vertedouro

O vertedouro tem a função de controlar o nível da água do reservatório através de suas comportas. Em Barra Grande, serão seis comportas, cada uma com 15 metros de largura por 20,98 metros de altura. A vazão máxima provável será de 23.840 metros cúbicos por segundo, equivalente a 100 vezes a vazão média do rio Pelotas.

O vertedouro funciona como uma espécie de ladrão d'água, ou seja, sua função é liberar a água em excesso do reservatório, possibilitando fazer o controle do fluxo de água.


 

 Menu
 Busca
 Últimas Notícias
Proerd vai orientar crianças da região
Leia mais
BAESA conquista Prêmio Fritz Müller
Leia mais
Inaugurada academia de ginástica ao ar livre em Capão Alto
Leia mais