«Voltar  |  Ver Todas  |  Voltar Para a Página Inicial


Municípios apresentam resultados de pesquisa sobre o ensino escolar
11/09/2017  
 

    Campo Belo do Sul, 11/09/2017 – As escolas dos municípios de Campo Belo do Sul, Celso Ramos e Esmeralda contam com informações privilegiadas para aprimorar o nível de educação de cada uma das cidades. Em reunião realizada em Campo Belo do Sul, no dia 1º de setembro, as técnicas mobilizadoras do projeto PVE (Parceria Votorantim Pela Educação) apresentaram os resultados do INDIQUE (Indicadores da Qualidade na Educação), ação educativa idealizada pelo MEC (Ministério da Educação) com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

Nos três municípios contemplados pelo PVE, as escolas definiram os indicadores mais apropriados para a avaliação de pontos fortes e fracos. Com base nas respostas obtidas, as cidades poderão elaborar planos de ação visando ao aprimoramento do ensino escolar. O objetivo do INDIQUE é justamente esse: reunir informações que permitam definir ações e estratégias para melhorar as escolas e a educação em cada um dos municípios.

Os Indicadores da Qualidade na Educação são mensurados com base em sete dimensões: ambiente educativo, prática pedagógica, avaliação, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico escolar e acesso, permanência e sucesso na escola. As respostas para esses indicadores são obtidas por meio de questionários, observações, análises e forte participação de toda a comunidade: pais, professores, diretores, alunos, funcionários, conselheiros tutelares, poder público etc.

A aplicação dos Indicadores da Qualidade na Educação faz parte do programa PVE, iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com a ENERCAN e a BAESA. O objetivo é contribuir para a melhoria da educação pública por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas da gestão educacional.


«Voltar  |  Ver Todas  |  Voltar Para a Página Inicial




  • Baesa ® 2009 - Todos os direitos reservados.
    Proibido qualquer tipo de reprodução parcial ou integral dos conteúdos deste portal.
    Desenvolvimento Masterpress