Menu

  Notícias Relacionadas
 
14/11/2008
BAESA fortalece atividade leiteira em Capão Alto
Leia mais

17/09/2007
Mulheres aprendem a produzir derivados do leite
Leia mais

25/08/2005
Agricultores querem desenvolver atividade leiteira
Leia mais

   

  Produção de leite
 
A produção leiteira foi a primeira atividade econômica a ser concretizada. Inicialmente receosas em participar do projeto, as famílias foram gradativamente percebendo a viabilidade do negócio. Para tanto foi necessário fortalecer o diálogo, estabelecer regras para a atuação das partes e capacitar os agricultores.

O primeiro passo foi firmar, em julho de 2005, uma parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Campo Belo do Sul, Capão Alto e Anita Garibaldi, em Santa Catarina, e Esmeralda, no Rio Grande do Sul. Por conta do acordo, as famílias participaram do curso de Bovinocultura de Leite e pastagens, em que foram ensinadas lições básicas para iniciar a atividade, como criação e manejo do gado, ações para garantir a sanidade animal, além da produção e comercialização do leite.

Nos meses seguintes, as famílias continuaram a receber capacitação sobre atividade leiteira. Até que em maio de 2006, as famílias investiram recursos próprios e também o dinheiro repassado pela BAESA na compra de 17 vacas leiteiras e sete resfriadores de imersão. Parte dos recursos foi aplicada na formação de pastagem perene, que é um sistema de manejo diferenciado e que produz pastagem o ano inteiro. Em média, cada família ocupou dois hectares de sua propriedade para a produção de aveia, capim italiano, trevo branco e trevo vermelho.

No dia 12 de outubro de 2006 foi alcançado o primeiro resultado expressivo. Um caminhão de uma empresa de laticínios com sede em Lages/SC iniciava a coleta do leite produzido por 21 famílias da Comunidade Rural Barra do Imigrante, localizada em Campo Belo do Sul/SC, dando início à relação comercial que se estende até hoje e que previa, à época, a produção e comercialização de 7.500 litros de leite por mês.
 


Voltar Para a Pgina Principal

 Imagens
 
 









  • Baesa ® 2009 - Todos os direitos reservados.
    Proibido qualquer tipo de reprodução parcial ou integral dos conteúdos deste portal.
    Desenvolvimento Masterpress