Menu

  Notícias Relacionadas
 
16/03/2012
Famílias completam oito anos de instalação em Comunidades Rurais
Leia mais

13/07/2011
Livro destaca nova realidade das famílias rurais
Leia mais

17/03/2011
Concurso vai premiar melhores hortas familiares
Leia mais

14/09/2009
Comunidade está mais verde e bonita
Leia mais

   

  Famílias
 
Remanejar uma família é um conceito bem mais amplo do que, a princípio, se possa imaginar. Essa ação não se limita a apenas retirar a família de onde ela vive e acomodá-la em outro local. É muito mais do que isso. Para a BAESA, remanejar uma família é conceder cidadania a muitas pessoas esquecidas pelo tempo, pela distância e pela dificuldade econômica. Significa conceder mais qualidade de vida às famílias e, em alguns casos, retirá-las de um local precário, desprovido das condições básicas de higiene, para levá-la a uma nova propriedade, com casa de alvenaria, galpão para o trabalho, rede elétrica, sistema de abastecimento de água, estradas de acesso, área para plantar, solo preparado para a lavoura, pomar e horta doméstica. Além disso, a família recebe assistências técnica e social, recursos de apoio à produção e verba de manutenção temporária.

Remanejar uma família significa também aumentar sua auto-estima. Afinal, todos os agricultores contemplados passam a ser donos da terra. Com o benefício recebido pela BAESA, a família torna-se proprietária da terra, mesmo aqueles que eram arrendatários, meeiros e filhos de proprietário, ou seja, a maioria.
Para a construção da Usina Hidrelétrica Barra Grande foi necessário remanejar 562 famílias, embora apenas 79 famílias residissem na área hoje ocupada pelo reservatório da Usina. O remanejamento das famílias foi feito com base em dois acordos:

a) o Termo de Acordo para o Remanejamento da População Diretamente Atingida pelo Aproveitamento Hidrelétrico Barra Grande, assinado em setembro de 2002, que beneficiou 1.325 famílias, sendo 371 por remanejamento e 954 por indenização;

b) o Acordo Social, firmado em dezembro de 2004, que contemplou mais 191 famílias, Aumentou, portanto, para 1.516 o número de famílias beneficiadas.


Clique na imagem pra ampliá-la.
 


Voltar Para a Pgina Principal

 Imagens
 
 









  • Baesa ® 2009 - Todos os direitos reservados.
    Proibido qualquer tipo de reprodução parcial ou integral dos conteúdos deste portal.
    Desenvolvimento Masterpress