Menu
 
  Notícias Relacionadas
 
07/11/2017
   BAESA publica o Relatório de Sustentabilidade 2015/2016
Leia mais

19/06/2017
   BAESA tem novo presidente do Conselho de Administração
Leia mais

08/06/2017
   BAESA tem novo presidente do Conselho de Administração
Leia mais

14/03/2017
   Vândalos roubam placas de sinalização viária
Leia mais

23/02/2017
   Diretor Superintendente de BAESA e Enercan reúne-se com prefeitos da região
Leia mais

   
A Empresa
 
A construção da Usina Hidrelétrica Barra Grande no leito do rio Pelotas, entre os municípios de Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS), foi a razão que motivou as empresas Alcoa Alumínio S/A, Camargo Corrêa Cimentos S/A, Companhia Brasileira de Alumínio, Companhia Paulista de Força e Luz (Geração) e DME Energética Ltda. a constituírem a BAESA (Energética Barra Grande S/A), em 27 de setembro de 2001.

Além do objetivo de gerar energia, a realidade mostrou que, paralelamente, foram gerados emprego, renda, oportunidades, qualidade de vida e boas perspectivas.

A Usina Hidrelétrica Barra Grande impressiona. Seja por sua grandiosidade, pela perfeita sintonia entre as estruturas ou pela genialidade de sua logística, o fato é que o empreendimento desperta admiração. E mesmo diante de tal constatação, pode-se afirmar que o mais árduo dos trabalhos não é a construção da Usina, mas sim a concretização dos projetos socioambientais, cuja realização exige mais do que conhecimento técnico, talento, disciplina e obstinação. Para o cumprimento desses projetos, todos sob a responsabilidade do empreendimento, é necessário acrescentar transparência para levá-los adiante, habilidade para lidar com imprevistos, sensibilidade para entender as exigências, respeito para conviver com as pessoas e humildade para reconhecer possíveis equívocos.

E é justamente o compromisso com os projetos socioambientais que conferiu importância ao empreendimento. Foram desenvolvidas atividades que englobam desde o remanejamento de famílias até o manejo e salvamento da fauna e flora, incluindo obras e serviços de infraestrutura nos municípios, revitalização de comunidades lindeiras, educação ambiental, monitoramento da qualidade da água da bacia do rio Pelotas, resgate e preservação de patrimônios histórico, cultural, paisagístico e arqueológico, reflorestamento e outros. Inicialmente, foram desenvolvidos 26 projetos destinados a promover, de modo efetivo, o desenvolvimento socioeconômico local, a preservação ambiental e o resgate da história e da cultura da região.

O cumprimento desses projetos proporciona fatos e registros marcantes. Não há como deixar de orgulhar-se ao entregar uma casa a uma família que jamais teve a sua ou de desenvolver um projeto que resgatou memória e o legado de um povo. E por fim, pela satisfação em saber foram concretizados diversos programas ambientais, assegurando a valorização do meio ambiente.

Por tudo que fez e fará durante os 35 anos do Contrato de Concessão de Uso de Bem Público para Geração de Energia Elétrica, os empreendedores da Usina Hidrelétrica Barra Grande estão cientes de sua importância para o desenvolvimento das Serras Catarinense e Gaúcha e do desafio de promover ações que propiciem mais qualidade de vida à população local.
 
 

Voltar Para a Página Principal



  • Baesa ® 2009 - Todos os direitos reservados.
    Proibido qualquer tipo de reprodução parcial ou integral dos conteúdos deste portal.
    Desenvolvimento Masterpress