Menu

  Notícias Relacionadas
 
Não há notícias cadastradas.
   


  Estruturas
 
O simples ato de acender uma lâmpada é precedido por um complexo processo de geração de energia. No caso da energia hidroelétrica, esse processo é ainda mais engenhoso, pois sua geração provém das usinas hidrelétricas, cuja operação engloba a construção de grandes estruturas e o perfeito funcionamento entre elas.

As principais estruturas da Usina Hidrelétrica Barra Grande são as seguintes:


 


Voltar Para a Pgina Principal

 Imagens
 
 







Barragem Principal
 
A estrutura que se destina à obstrução do rio Pelotas e à consequente formação do reservatório. Tem 185 metros de altura (a segunda mais alta do Brasil) e o comprimento de sua crista (distância entre uma margem e outra) é de 665 metros. Sua base tem cerca de 500 metros de largura, e o topo tem aproximadamente 14 metros de largura.
Tomada D’Água e Condutos Forçados
 
A Tomada D’Água é a estrutura destinada a captar a água do reservatório e direcioná-la para os Condutos Forçados, que são estruturas escavadas em rocha com a função de conduzir a água até a caixa espiral, a fim de girar o eixo das turbinas e gerar energia. A Usina Hidrelétrica Barra Grande conta com três Condutos Forçados, cada um com aproximadamente 400 metros de comprimento.
Túneis de Desvio
 
Primeira estrutura a ser construída. Dois túneis, cada um com cerca de 900 metros de comprimento e 17 metros de altura, foram escavados em rocha com o objetivo de desviar as águas do rio Pelotas de seu leito natural, possibilitando a construção da barragem principal e demais estruturas da Usina.
Os Túneis de Desvio permanecem abertos até a conclusão da obra e a emissão da Licença de Operação (LO). Assim que a LO é emitida, os Túneis de Desvio são fechados para o enchimento do reservatório. Após a formação do lago, os Túneis de Desvio ficam embaixo d’água.
Casa de Força
 
É a estrutura que abriga as turbinas, geradores e demais equipamentos e sistemas do complexo de geração de energia. O seu funcionamento significa a transformação da energia hidráulica em energia mecânica e, posteriormente, em energia elétrica, através da movimentação dos rotores das turbinas. A energia da Usina Hidrelétrica Barra Grande é gerada na Casa de Força. São 3 unidades de geração, cada uma com potência instalada de 236 megawatts, totalizando uma capacidade instalada mnima de 690 megawatts.
Vertedouro
 
É a estrutura que tem a função de controlar o nível da água do reservatório. Para isso, o Vertedouro da Usina Hidrelétrica Barra Grande conta com seis comportas, cada uma com 15 metros de largura por 20,98 metros de altura. Elas são abertas sempre que se torna necessário liberar o excesso de água do reservatório. Sua vazão máxima equivale a 100 vezes a vazão média do rio Pelotas.




  • Baesa ® 2009 - Todos os direitos reservados.
    Proibido qualquer tipo de reprodução parcial ou integral dos conteúdos deste portal.
    Desenvolvimento Masterpress